Na execução de uma obra sempre há um estouro de orçamento aqui e ali. Em alguns, o custo causa uma verdadeira comoção e outros não causam muita preocupação e são incorporados pela construtora servindo de aprendizado para corrigir obras futuras.
Os andaimes encaixam-se nesse segundo grupo e representam um item no qual as construtoras repetidamente perdem dinheiro.
Os trabalhos em superfícies verticais requerem estruturas que deem mobilidade ao trabalhador, proporcionando atingir boa produtividade sem comprometer a segurança. O andaime fachadeiro é um tipo de estrutura provisória para o acesso de pessoas e equipamentos aos locais de trabalho em altura.
Embora pareça uma atividade simples, o uso de andaimes exige um projeto que mostre plantas, cortes, vistas e detalhes técnicos que definam claramente os encaixes, posicionamento de elementos estruturais, dimensionamento das peças, cargas adotadas, pontos de amarração e sequência de montagem. O projeto, a montagem e a supervisão devem ser acompanhados por profissional habilitado.
Uma das principais razões para furos de orçamento de andaimes está na tendência errada de se economizar com o subdimensionamento do equipamento, o que acaba causando problemas de congestionamento e mobilização afobada no final da obra.