MENU

novidades

Legislação aplicada sobre a utilização de andaimes fachadeiros em obras

05/07/2018

São vários os detalhes que fazem uma construção bem-feita, como o cuidado nos acabamentos e a precisão na instalação de azulejos...

Quando as situações exigem acesso a locais mais altos, você pode contar com o auxílio dos andaimes, estruturas de caráter provisório que são usadas para executar serviços em altura, trazendo mais segurança e organização para a obra.

As principais normas que tratam dos andaimes são a ABNT 6494 e a NR 18. A Norma Regulamentadora do Trabalho e Emprego (NR 18) define que, no dimensionamento de andaimes, as estruturas de sustentação e fixação devem ser realizadas por profissionais legalmente habilitados e devem ser projetadas e construídas de modo a suportar, com segurança, as cargas de trabalho a que estão sujeitas.

É obrigatório que os andaimes possuam rodapé e sistema de guarda-corpo. As escadas de acesso também são importantes para que o trabalhador tenha mais segurança ao subir e descer do andaime, sem precisar escalar sua própria estrutura.

Para os fabricantes, a norma determina que estes estejam devidamente inscritos no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e que todas as peças sejam identificadas com a referência do tipo, o lote e o ano de fabricação.

17/07/2018

Escoras Metálicas: O que são, importância e benefícios

17/07/2018

EPI's indicados para o trabalho em altura

13/07/2018

4 dicas para a hora da montagem de andaimes fachadeiros multidirecionais